Património

Igreja Paroquial de S. Martinho de Aldeia da Mata

 

12A igreja de S. Martinho deve ter sido fundada com o repovoamento, no séc. XIII, embora da originária nada exista, a paroquia de S. Martinho de Aldeia da Mata, ficou a ser do padroado da Ordem do Hospital, razão porque ainda nos finais dos padroados a reitoria aparece na apresentação do grão Prior do Crato.
Esta Igreja dedicada a S. Martinho é um edifício do início do séc. XVII renovado no séc. XVIII, foi há pouco remodelada, com a adição de um corpo onde se fez um repositório de Arte Sacra.
Templo simples, com um portal principal seiscentista em granito e vergas rectas, encimado por um janelão e coroado por um nicho onde se conserva uma imagem do orago. No lado direito da fachada, ostenta a data de 1757, ergue-se a grande torre sineira, muito usual nas outras igrejas do Concelho, é rematada por um coruchéu piramidal e serve de torre do relógio. No interior uma só nave, tendo ao fundo a Capela-mor, a que se acede através de um grande arco triunfal de modenatura quadrangular e impostas sem decoração. O púlpito do séc. XVII é formado por uma balaustrada circular em mármore.
Das várias imagens existentes no templo, três delas merecem maior destaque: o S. Martinho, do séc. XVI em pedra de fraca factura e muito repintado; datados do séc. XVIII um S. João Baptista e um extraordinário Cristo crucificado do altar-mor feito em madeira.
A acrescentar a colecção de arte sacra com imagens de S. Sebastião e S. Martinho – ambas em pedra e do séc. XVI, sendo esta última de invulgar qualidade - e de S. António, seiscentista. Destaca-se também a colecção de Cristos dos séc. XVII eXVIII – o S. Jorge a cavalo e o S. Miguel – ambos em madeira policroma e do séc.XVII e também a N.ª Srª da Conceição do mesmo período.
Dois altares da nave, situados de ambos os lados do arco triunfal conservam pinturas Maneiristas de finais do séc. XVI. Parcialmente repintados são ao todo 10 quadros representando cenas da Vida da Virgem, de autor desconhecido, mas decerto, regional.
Existem vários retábulos em talha no templo, os mais importantes datam do séc. XVIII e executados numa técnica mista de pintura e douradura. O mais interessante é o da capela-mor, tem dois pares de colunas salomónicas, um Sacrário central e uma cartela dourada, no fecho, ostentando a Mitra, a mais importante das insígnias de S. Martinho.
Existem no repositório de Arte Sacra, várias peças dos séculos XVII e seguintes, como cálices, cruzes, turíbulos, bandejas e castiçais, a mais interessante é uma custódia dourada seiscentista, com cálice e hostiário.

 

 

Capelas

Capela de S. António

2É um templo de arquitectura um pouco mais erudita, com a sucessão de portal em granito, janelão e nicho na parte central da fachada, uma pequena sineira lateral sobre o telhado e também em Pedra. É-lhe fronteiro um cruzeiro, que deverá datar o conjunto, com a referência de edificação, 1673 que tem inscrito. O seu interior é totalmente moderno, devido ao incêndio que destruiu o edifício, sendo daqui a imagem de S. António que está na paroquial. De notar um pormenor curioso de encontrarmos, uma preocupação de sacralização dos espaços de passagem, aqui com duas capelas e cruzeiros.

Capela de S. Pedro

1É um templo de arquitectura popular, em que a escadaria, a sineira e o branco imaculado do conjunto se destacam do restante casario. Implantada num local isolado, tem ao pé de si um cruzeiro que é objecto de constante devoção popular. No seu interior ressalva-se a imagem da Virgem com o Menino – coroada e polícromada, sendo em pedra e do séc. XVI – de estilo muito arcaizante; as imagens de s. Pedro e s. Paulo que a ladeiam são já modernas.

 

 

Cruzeiros

 

56

Cruzeiro de S. Pedro e Cruzeiro de S. António.

 

 

 

 

Fontes

 

7820910Fonte da Bica, Fonte de Alter, Fonte do Salto, Fonte do Boneco e Fonte d'Ordem.

 

 

 

 

 

Antas e sepulturas em rochas

 

 172726

 

 

 

 

Anta do Tapadão, Anta dos Penedos de S. Miguel e Lápide sepulcral romana.

 

 

Outras edificações de realce

 

 3134Portal Ogival Casa Museu, Portal Manuelino e Casa Setecentista.

 

 

Pontes e Moinhos

 

 

2928

 

 

 

 

 

 

Outros

 

1815

CONTACTOS

Freguesia de Aldeia da Mata
Rua Dr. Joaquim Tavares Machado, Nº9
7430-027 Aldeia da Mata


Horário: 09.00h às 13.00h / 14.00h às 17.00h
Telefone: 245 699 111
Fax: 245 699 111


Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Website: jf-aldeiadamata.pt
Facebook: Visite a nossa página!